Água para vida, condições para vida e Astrobiologia

Tudo que existe é formado por matéria em estado sólido, líquido ou gasoso. A matéria é formada por partículas muito pequenas chamadas de átomos. Tudo que existe no Universo, desde os menores seres vivos, até os enormes corpos celestes, é formado por átomos.

Os seres vivos são formados por células, estruturas muito organizadas e que funcionam de forma coordenada entre si. Eles podem ser unicelulares (como a ameba) ou pluricelulares (como o ser humano).

Alguns átomos são os principais constituintes das células como: H, C, N, O e P. 


A molécula de água (H2O) é formada pela junção de 2 átomos de hidrogênio (H) e 1 de oxigênio (O), com variações em seu estado físico. Um dos principais fatores que possibilitam a vida no planeta Terra,  é a existência de água, principalmente no estado líquido. Hoje a busca por água no estado líquido avança para além da Terra, sendo uma das metas da exploração espacial.
A origem da água na Terra, e no Universo ainda é objeto de estudos que motiva investigações das ciências. 
Lembre-se de que a Ciência está em contínua transformação, pois as novas descobertas têm o potencial de modificar ou enriquecer as teorias ao longo do tempo.

Na Terra Primitiva as características não eram favoráveis à vida: superfície muito quente, com intensa atividade vulcânica, descargas elétricas e colisões com asteroides. A atmosfera continha gases como metano, amônia, vapor d’água e dióxido de carbono. Depois foram acontecendo modificações e para o surgimento da vida na Terra os cientistas utilizam teorias e hipóteses para explicar a origem e evolução da vida na Terra. 
Panspermia: sugere a possibilidade de a vida se espalhar pelo Universo por meio de microrganismos ou material biológico que viajam entre planetas, luas e sistemas solares; 
Evolução química: compostos simples, presentes na Terra primitiva, passaram por diversas reações e formaram compostos tão complexos ao ponto de originarem moléculas orgânicas complexas que permitiram o surgimento dos primeiros seres vivos. Essa é a hipótese mais aceita atualmente.

A procura por vida fora da Terra
A Astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica que estuda a vida no Universo em conexão com o ambiente astronômico: sua origem, distribuição, evolução e futuro. É uma ciência multi e interdisciplinar e une conhecimentos da Física, Geologia, Química e Biologia. Nessa área, os trabalhos são de observação astronômica, pesquisas de campo em microbiologia ambiental, estudos teóricos e experimentais de simulação de ambientes extraterrestres e trabalhos de laboratório.
A existência de vida fora da Terra, até o momento, é uma questão que intriga cientistas e pesquisadores. Para que a vida como a conhecemos possa existir em outros planetas ou luas, algumas condições fundamentais precisam ser satisfeitas:  
● Zona habitável; 
● Presença de água; 
● Atmosfera estável; 
● Composição química adequada; 
● Fonte de energia; 
● Estabilidade geológica; 
● Proteção contra radiação; 
● Ausência de condições extremas.

Vida nos extremos 
Existem alguns microrganismos específicos capazes de viver em ambientes com condições extremas: OS EXTREMÓFILOS. Eles são um dos principais objetos de estudo da Astrobiologia. Como exemplo de organismo extremófilo, temos os tardígrados.

Comparando Marte com a Terra 
Marte, o 4° planeta do nosso Sistema Solar e vizinho da órbita da Terra, tem aproximadamente metade do tamanho do nosso planeta e se destaca por não possuir oceanos. 
A temperatura média de Marte fica em torno de -55ºC. Várias localidades habitadas da Terra têm temperaturas semelhantes – e até mais baixas. O problema é a pressão atmosférica, que não chega a 1% da terrestre. Os cientistas estudam a possibilidade de Marte ser um planeta habitável. 


Pesquise: O que é um tardígrado?
Como era a Terra Primitiva?
Quais são os principais átomos constituintes das células?
Quais as condições fundamentais para que possa existir vida em outros planetas?
Faça uma pesquisa: Com as características de Marte seria possível a manutenção de algum tipo de vida nesse planeta? E a vida humana?