ECLIPSE SOLAR E LUNAR



ECLIPSE SOLAR: um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz do Sol. Podemos dizer que o Sol é escondido pela Lua.

Eclipse Total: quando a Lua oculta totalmente o Sol. 

Eclipse parcial: quando a Lua oculta parcialmente o Sol.

Eclipse anular ou anelar: quando  forma-se um anel na borda da lua devido a uma condição na qual o tamanho aparente da Lua não bloqueia completamente o Sol. 

Não se deve olhar diretamente para um eclipse solar devido à intensidade prejudicial da luz solar que pode causar danos permanentes aos olhos. Não é seguro, pois a radiação ultravioleta (UV) e a intensidade da luz do Sol podem causar queimaduras na retina e na córnea dos olhos. Para observar esse fenômeno é preciso óculos de proteção adequado.



ECLIPSE LUNAR: um eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando uma sombra sobre a Lua. Isso faz com que a Lua seja obscurecida, às vezes adquirindo uma coloração avermelhada devido à dispersão da luz solar na atmosfera da Terra, e esse fenômeno é chamado de "Lua de Sangue".

No Eclipse Lunar a  sombra da Terra se divide em duas regiões: a umbra e a penumbra. 
penumbra é a região que fica iluminada apenas por uma porção dos raios solares.
umbra é a região onde a luz solar é completamente bloqueada.

Eclipse Lunar Total: quando a Lua fica totalmente na região da umbra.

Eclipse Lunar Parcial: quando uma parte da Lua fica na região da umbra e a outra parte na região da penumbra.

Eclipse Lunar Penumbral: quando a Lua fica totalmente na região da penumbra.

Diferentemente de um eclipse solar, é seguro observar um eclipse lunar a olho nu sem a necessidade de óculos de proteção.