Forma da Terra, evidência científica e gravidade.

Uma evidência científica pode ser entendida como um conjunto de elementos – experimentos, por exemplo – que são utilizados para confirmar ou negar uma teoria ou uma hipótese científica.

Para entendermos a evidência científica de que a Terra é de um formato esférico, vamos ver o exemplo do barco no horizonte: À medida que o barco vai se afastando no horizonte, nós o vemos ir descendo até sumir. 


A ideia de que a Terra seria uma esfera é muito antiga, desde a Grécia antiga. Por volta de 2.200 anos atrás (235 a.C.), um grego chamado Eratóstenes, realizou um experimento em que calculou a circunferência da Terra → mais uma evidência da esfericidade da Terra!


A Terra é de um formato esférico, mas seu formato tem um próprio nome: geoide que significa forma da terra (geo = terra e oide = forma). Por isso sabemos que a Terra não é exatamente uma esfera completamente redonda e lisa, ela tem diferenças de altitude em sua forma. 

Mas se a Terra é parecida com uma esfera, como nós não caímos dela? 

A gravidade! Ela é uma força que atraí os abjetos e seres para o centro da Terra. 


A Lei da Gravitação Universal afirma que os objetos são atraídos mutuamente por terem massa. A força gravitacional é esta força de atração entre os objetos, como é o caso do planeta Terra e nós. Essa força está direcionada para o centro da Terra e, nos mantem “presos” ao planeta!

Assim, quanto maior a massa dos objetos, maior a força de atração gravitacional entre eles. A atração gravitacional é universal e, também, ocorre entre a Lua e a Terra e a Terra e o Sol. Assim, Terra e Sol se atraem, mas só o suficiente para que a Terra permaneça em órbita do Sol.

Questões para casa:
1- O que é uma evidência científica
2 - Qual foi o experimento de Eratóstenes para calcular a circunferência da Terra?
3 - Qual o formato específico da Terra?
4 - O que é a Lei da Gravitação?