O Planeta Terra

 



Segunda a ciência, é usada a Teoria do Big Bang para explicar como nosso planeta, a Terra, e os demais planetas foram criados. 
O Big Bang é o que chamamos de início do universo, partindo de uma explosão e depois de uma expansão, liberando poeira estelar. Essa poeira começou a se concentrar (se juntar) formando as galáxias, onde estão localizados os sistemas solares. 
Em um sistema solar, temos o Sol como estrela e, ao seu redor, os planetas, as luas e até outros corpos, como cometas e asteroides.



Terra é o planeta em que vivemos. Foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
No Sistema Solar, é o terceiro planeta mais próximo do Sol e é um dos 4 planetas rochosos desse sistema.

A Terra surgiu muito tempo depois do surgimento do Universo:
13,8 bilhões de anos = UNIVERSO
4,6 bilhões de anos = SISTEMA SOLAR
4,54 bilhões de anos = PLANETA TERRA

Terra Primitiva

A Terra, quando foi formada, estava superaquecida, e depois foi resfriando de fora para dentro, formando a litosfera, que chamamos de crosta terrestre.
A Terra primitiva era um lugar inóspito, muito quente, instável e com muitos vulcões. Além da intensa atividade vulcânica, ocorriam muitas descargas elétricas e também colisões com asteroides. 
Os gases e vapor de água que se desprenderam durante as atividades cataclísmicas começaram a se resfriar – devido às baixas temperaturas do espaço. 
Os vapores de água então se condensaram, formando chuvas intensas e iniciando a formação dos oceanos primitivos.

SIGNIFICADO DE CATACLISMA: GRANDE CATÁSTROFE AMBIENTAL, DILÚVIO, INUNDAÇÃO, TORNADO, TERREMOTO.

O processo de resfriamento gradativo foi o ideal para que parte do vapor de água se tornasse líquido, acumulando-se em algumas regiões, dando origem aos oceanos, que milhões de anos depois propiciaram o surgimento da vida no planeta. A origem de substâncias como a água se dá a partir da junção de elementos químicos como o hidrogênio, presente na estrela do nosso Sistema Solar, o Sol. Para saber mais! Elementos químicos são as menores unidades que constituem o que chamamos de moléculas e substâncias, como observamos na fórmula da água, H2O, constituído por 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio.

A Terra sofre constantes modificações desde os seus primórdios. É possível observar algumas dessas dinâmicas, como a ocorrência de tsunamis, terremotos e atividades vulcânicas em diferentes regiões do planeta. Esses fenômenos são capazes de alterar as características dos lugares onde elas ocorrem.